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A saúde física se conecta com a saúde emocional

A saúde física se conecta com a saúde emocional

A saúde física se conecta com a saúde emocional

A atenção a saúde emocional é tão importante quanto a saúde física porém, muitas vezes, ela é deixada em segundo plano, desencadeando sérios problemas emocionais, como a depressão. A saúde emocional se centra em três pilares, o emocional, os pensamentos e o comportamento. Sendo assim, é importante ficar atento aos sinais que a mente apresenta para manter a saúde emocional sob controle.

Cuidar do corpo é muito importante para ter uma boa saúde emocional. Quando se melhora a saúde física, automaticamente é possível notar um bem-estar mental e emocional maior. É que o exercício não apenas fortalece o coração e os pulmões, mas também libera endorfinas, substâncias químicas poderosas que nos dão energia e elevam nosso estado de ânimo.

Descansar adequadamente, manter uma boa alimentação, fazer exercícios, receber luz solar natural e evitar o consumo de álcool, tabaco e drogas é o básico para iniciar o caminho rumo a uma boa saúde física. Para melhorar a saúde mental você deve cuidar de si mesmo.

Para manter e reforçar a sua saúde mental e emocional é importante prestar atenção às suas próprias necessidades e sentimentos. Não deixe que o estresse e as emoções negativas se acumulem. Trate de manter um equilíbrio entre suas responsabilidades diárias e as coisas de que você gosta. Se você cuida de si mesmo, estará mais preparado para enfrentar os desafios quando eles surgirem.

Cuidar de si mesmo quer dizer realizar atividades que liberem endorfinas de forma natural e que ajudem você a se sentir bem. Além do exercício físico, as endorfinas também são liberadas naturalmente nos seguintes casos:

• Ao fazer coisas boas para os outros e ser útil para as outras pessoas
• Ao praticar a autodisciplina e o autocontrole
• Quando aprendemos coisas novas
• Ao desfrutar da beleza, da natureza e da arte
• Ao controlar adequadamente o seus níveis de estresse
• Realizando atividades criativas
• Reservando um tempo e um espaço para as atividades de lazer

Separamos algumas dicas que podem te ajudar a realizar essa tarefa.

Evite o negativismo

O pensamento é o ponto de partida das emoções, assim, é a partir dele que desenvolvemos nossa percepção do mundo. O que será externado vai depender diretamente do que elaborou inicialmente em pensamento.

Se seus pensamentos forem negativos, você trabalhará em torno de aspectos negativos. Assim, evite o negativismo, sua saúde emocional irá ser melhor e suas emoções consequentemente serão mais positivas.

Trabalhe seus sentimentos

Guardar sentimentos ou pensamentos ruins pode ser um empecilho para enxergar uma nova perspectiva. Sendo assim converse com alguém sobre o que você sente, ou ainda, se preferir, escreva um diário e divida com ele suas emoções. Externar, mesmo que para você mesmo com a ajuda do diário, pode ajudar a enxergar os problemas de uma nova perspectiva.

Muitas vezes, problemas que parecem sem solução, quando são compartilhados com outras pessoas, podem perder o aspecto assustador que possuem quando ficam guardados. Isso irá ajudar a manter sua saúde emocional sobre controle, pois as emoções podem si tornam mais maleáveis quando visto de um ângulo diferente.

Dedique um tempo para você mesmo

Ter tempo para fazer atividades que te dão prazer, ou simplesmente relaxar, é muito importante quando se trata da saúde emocional. Isso acontece porque, além de relaxar realizando uma atividade prazerosa durante esses momentos, é possível aproveitar e refletir sobre a vida.

O mais importante, entretanto, é aproveitar para fazer o que se gosta, seja ler um livro, dar um passeio, ou ainda fazer alguma atividade manual – isso irá ajudar no combate ao estresse, uma das principais causas de problemas emocionais.

Busque ajuda

Em muitas casos, quando se está chegando a níveis elevados de desequilíbrio emocional, é de extrema importância buscar ajuda.

Não se isole

Ficar sozinho muitas vezes pode ser bom para alcançar determinados níveis de tranquilidade e paz, porém em excesso, pode gerar mais problemas do que sentimentos bons.

Quando perceber que os momentos solitários ultrapassam os momentos compartilhados com outras pessoas, reavalie suas relações. Passar muito tempo sozinho pode trazer pensamentos ruins e alimentar emoções maléficas para a saúde emocional. Busque fazer novos amigos, encontrá-los com certa regularidade e compartilhar os momentos com outras pessoas.

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