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Beba muita água! Dicas para manter seu corpo hidratado

Beba muita água! Dicas para manter seu corpo hidratado

Beba muita água! Dicas para manter seu corpo hidratado

Muito se fala sobre a importância de bebermos bastante água diariamente. Mas, mesmo assim, muita gente esquece, durante a correria cotidiana, de tomar a quantidade correta que necessitamos para a saúde. Por isso, vamos apresentar quatro dicas, baseadas na dieta funcional, para sempre mantermos o organismo bem hidratado!

Primeiramente, devemos compreender que a água compõe cerca de 60% do nosso corpo, sendo determinante para as funções vitais do organismo. De acordo com recomendação do Ministério da Saúde, a ingestão deve ser de 2,5 litros de água ao dia. Se dividirmos essa quantidade por 12 horas, a orientação de consumo é de um copo por hora (200 ml).

No dia a dia perdemos líquidos sem perceber… Isso acontece na transpiração, nas fezes, na urina… Por isso, precisamos repor os líquidos perdidos, não só no verão ou em dias mais quentes, como também no inverno e nos dias mais secos. Normalmente, nós calculamos 35 ml de líquido por kg de peso por dia. Por exemplo, uma pessoa com 60 kg precisará de 2100 ml/dia de líquidos em geral.

Dicas para manter a hidratação no dia a dia

– Procure deixar a água em local bem visível, como na mesa do trabalho, na mochila e/ou no carro, no criado-mudo;
– Coloque um alarme no relógio, no celular ou no computador, para lembrar que está na hora de se hidratar;
– Pessoas que costumam viajar de avião devem redobrar o cuidado com a hidratação, principalmente em voos mais longos, devido à pressurização das cabines.

– Quem tem dificuldade em ingerir água, o uso de alimentos ricos no líquido é uma boa opção. Inclua na sua dieta alimentos como frutas, sucos de frutas, verduras e legumes. É uma forma de consumir água sem perceber.

Água tem substitutos? Leia os rótulos!

É preciso termos cuidado com as águas aromatizadas, já que podem conter açúcar: a leitura do rótulo se faz obrigatória principalmente para os diabéticos, para quem está acima do peso e/ou com os triglicérides elevados (tipo de gordura no sangue). Outra questão é que algumas águas contêm mais sódio do que outras, sendo que seu consumo deverá ser controlado, pois o excesso de sódio sobrecarrega os rins e descontrola a pressão arterial, principalmente de quem já tem a hipertensão arterial (pressão alta).

Apesar disso, existem alguns outros substitutos que também podem ser usados para manter uma boa hidratação. Podemos usar água de coco, os chás – de preferência sem açúcar – sucos de fruta natural, leite ou iogurte, vitaminas de frutas e até mesmo as frutas em si como: melão, melancia, abacaxi, morango, kiwi, laranja, tangerina, uva, entre outras. Mas é importante lembrar que a água tem uma vantagem em relação as outras: é a única que não tem caloria.

Conheça 24 alimentos que ajudam a hidratar o corpo

Já é certo que tomar água faz parte da lista de prioridades para manter o corpo em perfeito funcionamento, já que 70% do organismo são compostos dela. No entanto, o que muitos não sabem é que os alimentos podem ser bons aliados nesta tarefa.

A melancia, por exemplo, possui 92% de água, a abóbora cozida, 86,4%, e agrião cru, 93,9% e assim por diante. A água é insubstituível, porém ingerir alimentos que contenham grande quantidade dela em sua composição, como melancia e melão, ajuda a equilibrar a hidratação do organismo.

Para que não haja confusão e as pessoas deixem de beber água, a nutricionista Evelyn Conti, do Spa Sorocaba, avisa que somente 10% do total do líquido pode ser substituído pelos alimentos.

Os crus oferecem grande quantidade de água. Além disso, possuem fibras, que somadas à água, tornam-se uma excelente combinação para auxiliar na queima de gordura, aceleração do intestino e manutenção de um metabolismo saudável. De acordo com a nutricionista funcional Camila Borduqui, da Clínica de Estética Dr. Alan Landecker, os grãos aumentam a quantidade de água após o cozimento. “Cerca de 100 g de feijão carioca cru, por exemplo, contém 14% de água. Após o cozimento, a mesma quantidade possui para 82,3%”, afirmou a especialista.

Alimentos e suas respectivas quantidades de água

Abacate cru – 83,8% de água, lipídeos, carboidratos, fibras, cálcio magnésio, manganês, fósforo, potássio, cobre, zinco, riboflavina e vitamina C.

Açaí polpa congelada – 88,7% de água, lipídeos, carboidratos, fibras, cálcio, magnésio, manganês, fosforo, potássio, cobre, zinco, riboflavina e piridoxina.

Arroz integral cozido – Esse alimento possui cerca de 70,1% de água, além de conter carboidratos, fibras (que ajudam a saciar a fome e colaboram no funcionamento do intestino), fósforo, potássio, manganês, cobre, zinco, tiamina e piridoxina.

Abóbora cozida – Possui em sua composição 86,4% de água. O legume na versão cozida é rico em potássio (que ajuda no batimento cardíaco e no bom funcionamento dos músculos), fósforo e fibras.

Abobrinha italiana – Tem 93,9% de água em sua composição, além de possuir fósforo e potássio.

Acerola crua – A fruta possui 90,5% de água, carotenoides (são os precursores da vitamina A que, entre outras funções, atuam diretamente na respiração celular e sintetiza pigmentos da retina), carboidratos, fibras, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, cobre, zinco, riboflavina, niacina e vitamina C.

Agrião cru – Tem também grande quantidade de água, cerca de 93,9%. Contém cálcio, que ajuda no fortalecimento dos ossos, potássio, vitamina C e fósforo.

Banana-prata – Além de deliciosa possui 71,9% de água, carboidratos, fibras, magnésio, manganês, fósforo, potássio, cobre, zinco, riboflavina, piridoxina e vitamina C.

Batata inglesa cozida – Possui em sua composição 86,4% de água, além de carboidratos (que colaboram para fornecer energia ao organismo), fósforo e potássio.

Brócolis cozido – A verdura na sua versão cozida possui 92,6% de água, além de fibras, cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina C.

Cenoura crua – O legume possui 90,1% de água em sua composição, além de carboidratos, fibras, cálcio, magnésio, fósforo e potássio.

Couve manteiga crua – Tem 90,9% de água, além de fibras, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, niacina e vitamina C.

Couve-flor cozida – 94,3% de água, fibras, fósforo, potássio e vitamina C.

Espinafre cru – Possui 94% de água em sua composição, além de proteínas, carboidratos, fibras, cálcio, magnésio, manganês, fósforo, ferro, sódio, potássio, cobre, zinco, carotenoides, tiamina, riboflavina, piridoxina e vitamina C.

Feijão carioca cozido – Têm 80,4% de água e mais proteínas, carboidratos, fibras, cálcio, magnésio, manganês, fósforo, ferro, sódio, potássio, cobre, zinco, tiamina, piridoxina e niacina.

Filé de peixe a badejo grelhado – O peixe, além de saudável e mais leve que a carne vermelha, possui 71% de água, além de proteína, cálcio, magnésio, fósforo, sódio, potássio, zinco, retinol e tiamina.

Kiwi – Tem 84% de água em sua composição, além de vitaminas C, E, B6, niacina, potássio, zero de colesterol e efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e anticancerígenos.

Laranja-pera – A fruta possui 89,6% de água, carboidratos, cálcio, magnésio, manganês, fósforo, potássio, cobre, zinco, tiamina, riboflavina, piridoxina e vitamina C (boa para ajudar a combater a gripe).

Manga crua – A saborosa fruta possui 82,3% de água, além de carboidratos, fibras, cálcio, magnésio, manganês, fósforo, potássio, cobre, zinco, carotenoides, tiamina, riboflavina, piridoxina e vitamina C.

Melancia – Da mesma família do melão, é uma fruta que possui 92% de água.

Mexerica morgote – Têm 83,7% de água e mais carboidratos, fibras, cálcio, magnésio, manganês (ajuda a desacelerar o envelhecimento), fósforo, potássio, cobre, zinco, timina, riboflavina, piridoxina e vitamina C.

Pepino cru – Possui 96,8% de água, além de fósforo e potássio.

Pimentão amarelo cru – Têm 91,9% de água, fibras, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, vitamina C, cobre, zinco, tiamina, riboflavina, piridoxina e carotenoides.

Tomate cru com semente – Contêm 95,1% de água, além de fibras, magnésio, manganês, fósforo, potássio, cobre, zinco, tiamina, piridoxina, vitamina C e carotenoides. Ainda é rico em licopeno, que ajuda a combater os radicais livres do organismo.

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