Home / Uncategorized / Cuidados com a pele no Outono
pele outono 2

Cuidados com a pele no Outono

Cuidados com a pele no Outono

Cuidados com a pele no Outono

As estações do ano implicam diferentes cuidados com o corpo. E nessa época em que estamos não é diferente. Os cuidados com a pele no outono precisam ser redobrados por causa da baixa umidade, que provoca ressecamentos e faz com que nossos tecidos fiquem mais sensíveis.

Para que você saiba o que fazer e tenha sempre uma pele bonita e saudável, separamos neste artigo algumas dicas úteis que devem ser aplicadas diariamente. Aproveite o outono ao máximo, sem se preocupar com os temidos efeitos colaterais para a sua saúde e estética!

1. Limpeza profunda

O outono é conhecido por ser uma época do ano em que as temperaturas são amenas, mas que possui ventos mais frescos, principalmente de manhã e no fim do dia.

Para fugir do ressecamento e encarar o outono com a pele saudável, a especialista indica apostar em produtos que limpam sem agredir a cútis e que intensificam a hidratação. Sabonetes neutros e tônicos são super aconselháveis para esta época do ano. Para a hidratação os cremes e loções hidratantes devem ser usados diariamente logo após o banho, quando a pele está ainda úmida, tanto no rosto como no corpo, produtos mais indicados são os sem óleo na composição para quem tem a pele muito oleosa.

Para peles extremamente secas, a recomendação é procurar cosméticos com ação profunda e que preferencialmente contenham óleos vegetais ou minerais. Para o rosto, é importante usar um hidratante específico para a região, assim como para as demais áreas do corpo.

2. Use protetor solar

Não é porque o sol está aparentemente mais fraco que ele não causa problemas. Os raios UV continuam incidindo na pele, principalmente em quem se esquece de usar o filtro solar.
A importância do filtro solar em qualquer época do ano. A radiação ultravioleta é o principal inimigo da pele saudável. Enquanto a radiação ultravioleta B (UVB) é mais predominante no verão do que nas estações mais frias, a radiação ultravioleta A (UVA) incide o ano inteiro e também ao longo de todo o dia.

Sendo assim, é importante fazer uso do protetor mesmo em dias nublados, pois além de causar manchas e ressecamentos, pode propiciar também o câncer de pele.

3. Atenção especial com os lábios

Os lábios também sentem a mudança no clima e sofrem as consequências das temperaturas mais baixas – eles são afetados pelo ressecamento e as famosas rachaduras. Isso acontece porque a pele dos lábios é mais fina do que o restante do corpo, e não possui glândulas sebáceas, sendo mais suscetível ao ressecamento.

A dica, nesse caso, é nunca puxar as peles soltas dos lábios. Ao fazer isso, você machuca e sensibiliza a pele, criando fissuras e aumentando o risco de infecções. Para evitar que isso aconteça, aposte em hidratantes labiais com componentes como vitamina E, lanolina, pantenol e ceras vegetais. Use também protetores labiais com FPS e reaplique várias vezes ao dia.

4. Cuidados com mãos e pés

O cuidado ideal com as mãos e os pés é com cremes e hidratantes à base de ureia e/ou glicerina. Essas substâncias podem ajudar a reparar mais rapidamente os danos causados pelas mudanças bruscas de temperatura e prevenir o ressecamento.

5. Cuidado com a maquiagem

Para as mulheres é difícil sair de casa sem maquiagem, pois ela faz parte da rotina diária de embelezamento. Mas os especialistas alertam: um dos cuidados com a pele no outono e no inverno que todas as mulheres devem ter é o de maneirar no abuso das maquiagens.

Se possível, é preferível trocar as bases comuns pelas que contém hidratantes na composição. Isso evitará o ressecamento do rosto e deixará um efeito mais natural.

Outro cuidado fundamental está relacionado com a retirada da maquiagem, que deve ser feita todos os dias antes de dormir, com um demaquilante sem álcool. Após o uso do produto, é imprescindível lavar o rosto adequadamente com sabonetes específicos e aplicar um creme ou hidratante facial.

6. Evite a esfoliação excessiva

Durante o outono, a esfoliação pode ser prejudicial à pele. Isso porque ela elimina as células mortas, deixando a pele mais exposta.

Ao realizar um procedimento desse tipo, o faça com prudência e não mais do que uma vez na semana. Logo após, use um hidratante específico para seu tipo de pele.

7. Prefira banhos mornos

Quanto mais frio o tempo, maior a tendência do banho ser cada vez mais quente e demorado. Isso pode ser um problema, já que a alta temperatura da água pode fazer com que a proteção da pele seja perdida. Para evitar esse tipo de situação, não tome banhos quentes demorados e prefira a água morna a quente.

8. Beba muita água

Quando o tempo está mais frio, a tendência é a de que a gente beba menos água. Porém, a hidratação é essencial em todas as épocas do ano.

Sendo assim, faça a ingestão de bastante água mesmo no outono. A hidratação líquida ajuda a prevenir o ressecamento da pele e a deixa mais bonita e saudável.

Gostou das Dicas? Conheça já nossa loja virtual  e saiba mais sobre nossos produtos.

 

 

Leia também...

Alguns Erros que Acabam com a Beleza e Saúde dos Cabelos

Alguns Erros que Acabam com a Beleza e Saúde dos Cabelos Alguns Erros que Acabam …

família bike

Benefícios de Andar de Bicicleta Para Boa Forma e Saúde

Benefícios de Andar de Bicicleta Para Boa Forma e Saúde Benefícios de Andar de Bicicleta …

saúde-dos-pés

Saúde dos Pés Previne Dores e Problemas Futuros

Saúde dos Pés Previne Dores e Problemas Futuros Saúde dos Pés Previne Dores e Problemas …

um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *