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Cuidados para Evitar Gripes e Resfriados no Inverno

Cuidados para Evitar Gripes e Resfriados no Inverno

Cuidados para Evitar Gripes e Resfriados no Inverno

Com a estação mais fria do ano chegando, muitas pessoas apresentam sintomas como espirros, coriza, congestão nasal e tosse.

Embora a relação direta entre o inverno e os vírus seja um dos mitos sobre gripes e resfriados, a chegada do frio faz com que as pessoas se aglomerem mais, o que aumenta a chance de transmissão dessas doenças características do inverno. Para evitar ao máximo ser pego pelos vírus mais comum, é essencial que fortalecer as barreiras naturais do organismo.

Alguns alimentos podem colaborar para evitar esse desconforto.

Alimentos para fortalecer o sistema imunológico

Shitake

Essa espécie de cogumelo tem alta concentração de letinana, nutriente responsável por estimular a produção dos linfócitos e macrófagos, as células de defesa do organismo. Cerca de 100 gramas ao dia é suficiente para aproveitar o efeito imunoprotetor desse alimento.

Castanha-do-pará

O consumo de castanha-do-pará para fortalecer o sistema imunológico está relacionado ao alto teor de selênio no alimento. Essa substância age como um poderoso antioxidante natural, importante para combater os radicais livres. Até duas castanhas por dia é suficiente para aproveitar suas propriedades.

Batata yacon

Essa espécie de batata é útil para fortalecer o sistema imunológico em função dos frutooligosacarídeos, substâncias muito importantes para regular o funcionamento e saúde do intestino, ajudando, assim, a eliminar toxinas.

Gengibre

Altamente anti-inflamatório, o gengibre conta também com ação bactericida, que ajuda a eliminar mais rapidamente alguns transmissores de doenças, além de ser visto em vitamina B6 e C.

Iogurte natural

Graça à ação dos lactobacilos e dos probióticos, o iogurte natural ajuda a recompor a flora intestinal e fortalecer o sistema imonológico.
Especialistas afirmam que para escapar de gripes e resfriados é necessário ter alguns cuidados e seguir dicas simples que podem fazer toda a diferença na prevenção das doenças de inverno.

Confira as dicas abaixo:

1. Limpe o nariz diariamente

Assim como escovar os dentes, o cuidado de limpar o nariz deve ser diário. Mesmo fora do inverno e dos momentos de crise, o hábito ajuda na prevenção de gripes, resfriados e alergias. Aposte em soluções salinas 0,9%, disponíveis nas versões spray e jato contínuo. Feita pela manhã e à noite, a limpeza é capaz de reduzir em até 40% a incidência de gripes e resfriados. Durante os episódios infecciosos, o uso pode ser intensificado.

2 – Hidratar é importante

No inverno, o ar fica mais seco, interferindo nos mecanismos de defesa do nariz. Para evitar a desidratação e fechar o Ciclo da Saúde Nasal, aposte em um gel hidratante apropriado para o nariz sempre que houver sensação de ressecamento. A mucosa nasal é revestida por cílios microscópicos, responsáveis por remover impurezas que inalamos diariamente. Com o ressecamento, esse sistema pode ser prejudicado, nos deixando mais vulneráveis a doenças respiratórias.

3- Aposte no álcool gel

O frio aumenta as aglomerações de pessoas em locais fechados, possibilitando a proliferação de doenças respiratórias. A circulação de vírus causadores de gripes e resfriados aumenta nessa época do ano. Para se proteger nesses momentos, carregue o álcool gel para a assepsia das mãos, quando não for possível lavá-las.

4 – Imunizações em dia

Além de todas as medidas de assepsia, é importante manter as imunizações atualizadas, principalmente no caso de crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas. A vacina contra a gripe deve ser tomada anualmente.

5 – Beba água

O tempo frio pode reduzir a sede, mas, para manter a saúde em dia, é importante garantir a hidratação adequada mesmo durante o inverno. A ingestão de pelo menos dois litros diários de água ajuda a manter a secreção nasal mais fluida, auxiliando na prevenção de infecções comuns dessa época do ano.

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