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Evitando a Obesidade

Evitando a Obesidade

Evitando a Obesidade

É muito difícil prevenir ou tratar a obesidade de maneira eficaz.

Os estudos a longo prazo demonstram que entre 80% e 90% dos indivíduos voltam ao seu peso inicial depois do tratamento, estas taxas de reincidência são semelhantes entre jovens e adultos.

O tratamento da obesidade baseia-se num plano dietético e de exercício físico para manter o peso e obter um crescimento correto no caso das crianças, além de um imprescindível apoio afetivo.

Exercício Físico e a Obesidade

Deve ser aeróbio e diário, de preferência praticado em grupo e vigiado. O gasto calórico durante as atividades físicas varia com a dosagem (intensidade e duração) do esforço e do peso do indivíduo, entre outros fatores. Pessoas mais pesadas gastam mais calorias do que as pessoas leves a realizar a mesma atividade.

A recomendação actual para o controlo do peso corporal é de três sessões por semana, gastando pelo menos 1000 Kcal/semana com atividades moderadas. Isto pode ser conseguido, por exemplo, com 6 ou 7 caminhadas de 30 minutos durante a semana. O ideal é que a pessoa acumule um gasto semanal em atividades físicas de moderada intensidade, na ordem de 2000 Kcal/semana, podendo chegar até 3500 kcal/semana.

Dieta e a Obesidade

A dieta não tem de ser hipoproteíca e deve combinar diferentes alimentos para a tornar mais apetecível. É aconselhável comer com calma e pausas regulares.
É necessário uma alimentação equilibrada e atividade física periódica. Para o conseguir, a dieta deve incluir alimentos de cada um dos principais grupos de alimentos: cereais-legumes, frutas-verduras, lácteos e carne-peixe-ovos.

Devem evitar-se todos os alimentos de escasso valor nutritivo e ricos em calorias excessivas. Em geral é preciso reduzir o consumo de gorduras e hidratos de carbono de absorção rápida.

Recomendações Contra a Obesidade

É conveniente cozinhar com azeite de 1º e temperar com azeite mais refinado (0º) e limitar o consumo de sal.

Evite qualquer ingestão entre refeições, sendo as refeições durante o dia: pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar, com um suplemento de fruta a meio da manhã. É proibido comer enquanto se vê televisão.

Evitar bebidas açucaradas. As bebidas permitidas são: água, leite ou substituído por queijo ou iogurte e sumos de fruta naturais.

Não se deve adicionar açúcar às bebidas permitidas nem aos alimentos. Pode-se adoçar com sacarina.

Alimentos Proibidos Para Evitar a Obesidade

– Chocolate, doces, pasteis, biscoitos, bolos, bolachas, caramelos, gelados, pastilhas elásticas, etc.
– Pipocas, frutos secos, batatas fritas industriais, etc.

Embora as vantagens psicossociais e médicas da perda de peso sejam claras, há que ter presente os riscos que isso comporta. Os tratamentos radicais usados em adultos não se devem utilizar nos adolescentes. Uma restrição calórica, até moderada, pode afetar o crescimento. Neste sentido a terapêutica dietética da obesidade deve, se possível, dirigir-se mais a limitar a acumulação de gordura do que a restringir a energia.

Existem múltiplas dietas, mas em definitivo a eficácia de um plano terapêutico determinado depende do cumprimento e grau de adequação a cada caso. O aumento do exercício físico permitir-lhe-á ingerir mais calorias durante o tratamento.

Também está demonstrado que as normas dietéticas são seguidas quando se tem o apoio da família.

Mantenha-se ativo

A maneira mais comum de prevenir a obesidade é levando um estilo de vida ativo. Atividades simples, como optar por usar escadas ao invés de elevadores ou caminhar até o trabalho quando possível, podem ajudar muito.

Muitas pessoas aproveitam para ir à academia, ainda que isso não seja imprescindível. Existem muitas maneiras de praticar exercícios. Podemos optar por caminhar, correr, andar de bicicleta, nadar, praticar alguns exercícios em casa, tais como o próprio Yoga, etc.

Alimente-se de maneira saudável

A FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos) recomenda que uma pessoa consuma em media 2.000 calorias por dia, distribuídas em alimentos tais como lácteos, carnes, cereais, frutas, verduras e legumes.

Controle seu peso

É importante nos pesarmos uma vez por semana para controlarmos o peso. Se notarmos um ganho de peso, devemos tomar as medidas apropriadas para perdê-lo. Outra opção pode ser comprar uma esteira para trabalhar o corpo em casa.

Beba água

Muitas vezes, as pessoas confundem a desidratação com os sinais de fome. A FDA recomenda bebermos de oito a dez copos d’água por dia. A água limpa e desintoxica todas as impurezas do organismo.

Lembre-se de que é importante que seja água natural, sem aromatizantes ou qualquer tipo de sucos ou açúcares.

Realize um check up médico pelo menos uma vez por ano

Os médicos aconselham que os adultos realizem um check up pelo menos uma vez por ano para evitar complicações de saúde.
Ao detectar qualquer complicação mais cedo, o médico poderá tratá-la rapidamente, sem maiores consequências.

Mantenha a comida não saudável fora de sua alimentação ao máximo

O atrativo desse tipo de comida pode ser muito difícil de suportar às vezes e podemos sucumbir à tentação. Porém, seja inteligente e tente cortar esse tipo de produto de sua alimentação.

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