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Riscos do consumo exagerado de açúcar

Riscos do consumo exagerado de açúcar

Riscos do consumo exagerado de açúcar

Os riscos do consumo exagerado de açúcar são vários, destacando-se o aumento das chances de desenvolver cárie, obesidade e diabetes.

O açúcar comum (sacarose) é um carboidrato encontrado tanto em alimentos in natura quanto nos industrializados. Nesse último grupo, que engloba os biscoitos, chocolates, refrigerantes e doces, os açúcares são encontrados em maior quantidade.

O consumo de açúcar está associado com a produção de serotonina, um importante neurotransmissor relacionado, entre outras funções, com a regulação do sono e humor. Entretanto, esse carboidrato também pode causar danos ao nosso organismo; portanto, o consumo deve ser feito com cautela.

O problema mais citado quando falamos em açúcares é a cárie, que se caracteriza pela desmineralização das estruturas dentárias, provocando dor e muitas vezes a perda do dente. Contudo, os problemas decorrentes da ingestão exagerada de açúcar vão muito além desse processo odontológico, podendo colocar até mesmo a vida de uma pessoa em risco.

O maior problema que pode ser causado pelo excesso de açúcar, sem dúvidas, é a obesidade. Essa doença grave, considerada por muitos uma epidemia mundial, é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas sérias, tais como problemas cardiovasculares, hipertensão, diabetes e até mesmo cânceres.

Diante dos perigos do consumo excessivo de açúcar para o nosso organismo, é fundamental uma avaliação rigorosa dos alimentos que consumimos e também sobre nossos hábitos de vida. É importante que seja realizada uma alimentação variada, com poucos produtos industrializados e livre de excessos. Aliada a essa alimentação, é essencial que atividades físicas sejam praticadas regularmente.

Outro ponto importante é que medidas sejam criadas para que os alimentos industrializados apresentem em suas embalagens a quantidade exata de açúcar. Além disso, deve-se avaliar o teor das propagandas publicitárias vinculadas nos meios de comunicação, uma vez que sempre relacionam alimentos ricos em açúcares e crianças, incentivando hábitos alimentares pouco saudáveis.

Sinais que Indicam Muito Açúcar na Sua Alimentação

Sabemos que é difícil resistir a uma guloseima ou sobremesa de vez em quando. No entanto, o consumo excessivo de açúcar pode desencadear uma série de doenças. Muitas delas têm aumentado consideravelmente, como diabetes, problemas cardiovasculares, câncer e até mesmo fadiga adrenal, em grande parte por causa do consumo excessivo de doces que, embora saborosos, podem ser fatais. Então, se no decorrer do dia você sente a constante necessidade de consumi-los, você pode ter um perigoso vício em açúcar. Mas como saber e determinar se você está ou não consumindo em excesso?

Os sinais que você vai ver agora são um indicativo de que você talvez possa estar consumindo açúcar demais e, caso esteja com algum ou mais desses sintomas, cuide-se e tire o açúcar da sua dieta o quanto antes.

1. Você sente-se sempre cansado e sem energia

Caso esteja sempre se sentindo cansado e com falta de energia, isso pode ser um sinal de muito açúcar na sua dieta. Pode parecer contraditório, já que alimentos ricos em açúcar atuam como carboidratos e, consequentemente, te dão mais energia. Essa reação acontece, mas apenas por alguns minutos.

2. Você sempre tem desejo por açúcar e carboidratos

Caso sinta uma necessidade constante e esteja sempre em busca de doces o dia todo, isso indica um sinal de vício. Consumir açúcar regularmente pode criar uma necessidade pelo alimento. O mesmo se aplica a carboidratos, que também podem indicar um vício em açúcar.

3. Você está sempre doente

Caso tenha notado que fica doente com regularidade, uma das causas para isso pode ser o uso excessivo de açúcar. Isso enfraquece o seu sistema imunológico, deixando seu organismo vulnerável a constantes doenças como gripes, resfriados ou enfermidades mais crônicas, além de constantes inflamações.

4. Você sofre de ansiedade ou depressão

Consumir muito açúcar pode levar seu corpo a um forte abalo e afetar o seu emocional também. O açúcar aumenta a energia, mas em um período muito curto, por isso a pessoa sente uma fadiga física depois da passagem desse pico de energia, acompanhada de uma fadiga psicológica que pode causar sentimentos e sensações associados à depressão, como letargia, tristeza e isolamento social. Caso esteja ansioso, nervoso ou constantemente preocupado, também é preciso verificar o nível de açúcar na sua alimentação.

5. Você tem problemas de pele

Constantes inflamações de pele como acne e eczemas, assim como pele muito seca ou muito oleosa, além de manchas escuras em volta dos olhos – tudo isso é um sinal de uma alimentação rica em açúcar. Cortá-lo da sua dieta vai deixar sua pele bonita e saudável novamente, assim como a saúde em geral. Além disso, as inflamações associadas ao açúcar também podem afetar os seus pés, causando uma condição conhecida como fascite plantar, que inflama os tecidos mais espessos na parte de baixo dos pés e calcanhar, causando dor e desconforto.

6. Você está acima do peso

O corpo humano pode absorver uma quantidade limitada de açúcar. Ao consumi-lo em excesso, o organismo transforma esse açúcar em energias acumuladas, que consequentemente se transforma em gordura. Isso pode causar obesidade, que por sua vez desencadeia outros problemas de saúde, como colesterol, problemas cardíacos, apneia do sono e muitos outros.

7. Sua pressão está alta

Muitas pessoas dizem que a pressão alta é causada pelo excesso de sódio na alimentação e não o açúcar. No entanto, em um estudo conduzido em 2010 na Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, analisou mais de 4.500 adultos que mostraram um aumento na pressão arterial com o consumo excessivo de açúcar.

8. Você tem problemas dentários

Grande parte das pessoas sabem que o açúcar é um dos grandes vilões de dentes saudáveis. Portanto, se você está constantemente com problemas como cáries ou de raiz e canal, pode ser um sinal de consumo excessivo de açúcar.

9. Você tem diabetes

Além de aumento de peso, o consumo de alimentos ricos em açúcar pode desenvolver diabetes tipo II. Mesmo que você não seja diabético, muitas pessoas tendem a ser pré-diabéticas. Caso esteja constantemente com sede e fome, mesmo tendo comido e bebido adequadamente, ou sinta a pele do rosto corar e aquecer após consumir açúcar, ou também fraco quando pula uma refeição, então precisa falar com o seu médico sobre o risco de diabetes.

10. Você tem problemas cardíacos

Um estudo conduzido com ratos na Universidade Case Western Reserve, nos Estados Unidos, concluiu que uma dieta rica em sacarose aumenta os riscos de problemas cardíacos, muito mais do que altos níveis de frutose, gordura ou amido.

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